quinta-feira, 2 de outubro de 2014

PRECONCEITO X NACIONALIDADE

Como a própria palavra define,preconceito é igual a prejuízo, conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados sobre determinado fato. Muito comum em sociedades ambientadas na tradição, doutrinas, costumes e hábitos.
Mas quem realmente tem o poder da afirmação? Ou do pré-julgamento?
É comum ouvir que o vinho importado é melhor que o nacional, que nossas condições climáticas não são propícias para o desenvolvimento de boas castas, ou também que, brasileiro não sabe fazer cerveja e muito menos chocolate.
Já passou da hora do brasileiro valorizar e apreciar o que é seu, ou melhor, o que é nosso. A abertura do comércio mundial abarrotou nossos mercados e lojas especializadas, de produtos importados, dos mais diversos valores, gostos ou regiões. Isso é muito bom,pois, dá ao consumidor a vantagem de avaliar e escolher o produto do seu gosto,mas a pergunta é:  Porque não provar e avaliar o produto nacional?
Ao chegar a uma gôndola de supermercado é mais fácil parar em frente ao setor de vinhos chilenos, quando se procura um vinho tinto, e achar que comprando esse ou aquele produto deste país, você nunca erra. Neste caso já começou errando. Cada país, cada região,cada vinhedo, que seja por m², produz um tipo específico de uva, que será transformado em um tipo específico de vinho, com características próprias deonde foi e por quem foi produzido, é o que chamamos de terroir. Existem gostos e formas diferenciadas de apreciar cada um deles.
O fato é que se você não provar,não pode opinar e muito menos criticar, isso é preconceito, isso é pré-julgamento. Todo preconceito limita as pessoas, não permite,inconscientemente, que você se abra para o novo e muitas vezes o novo pode ser o melhor para você. Para que você descubra isso, basta experimentar.
Hoje no Brasil existem várias regiões produtoras de excelentes vinhos. Vinícolas que constantemente recebem medalhas internacionais por seus extraordinários produtos. Talvez você também não saiba que brasileiro sabe fazer lição de casa. Existem 19 grandes cervejarias em solo nacional e mais de 36 micro cervejarias que fazem maravilhosas cervejas artesanais, que às vezes, por custarem centavos a mais, simplesmente decidimos não experimentar, sempre achando que o importado é melhor.
Cabe a nós deixar os velhos costumes de lado e experimentar o novo, avaliando se este pode ser melhor ou não para cada um, sem pré-julgamentos.
                                                                                                                                                             Por Tessália Tegon Celso

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